Estudar para concursos públicos? pode ser desafiador. No entanto, existem formas simples de superar os obstáculos se o candidato tomar alguns cuidados antes e durante período de preparação para as provas.
Veja agora 10 dicas que podem facilitar (e muito) a sua rotina de estudos.
Dica 1: Escolha o local ideal para estudar
O horário de estudos é praticamente um tempo sagrado para o concurseiro. Por esse motivo, nesse horário, você precisa manter a concentração totalmente focada naquilo que está fazendo, do contrário pode ser prejudicado.
Escolher um espaço silencioso, bem iluminado e organizado pode ajudar você a melhorar o rendimento nos seus estudos. O que, consequentemente, influencia no seu desempenho na prova.
Dica 2: Planeje a sua rotina de estudos
Se você pretende absorver o máximo de conteúdo ou quer melhorar o seu desempenho, você precisa de um plano para administrar toda a sua rotina de estudos.
Definir os horários para estudar (e o que estudar) é importante para ajudar você a controlar melhor o seu tempo e direcionar o foco e a energia para o caminho certo. Também para ajudar você a conservar o hábito de estudar os conteúdos.
Dica 3: Defina os materiais
Não adianta você escolher um local silencioso e planejar uma rotina de estudos, se no fim estiver fazendo uso de conteúdos ultrapassados e com pouca qualidade.
Para se dar bem nas provas você precisa se manter atualizado sobre todos os assuntos, concorda? E você só vai conseguir fazer isso se tiver utilizando os materiais certos.
Hoje existe muita informação e conteúdo disponíveis na internet, mas isso não quer dizer que todas elas são confiáveis.
Então, antes de começar a ?estudar para concursos públicos?, pesquise a origem dos materiais e selecione aqueles que oferecem mais qualidade e confiança.
Dica 4: Foque os seus estudos no edital da prova
Outra dica importante, e que precisa ser levada em consideração na hora de estudar, é direcionar a energia e o tempo para os conteúdos exibidos no edital da prova.
Muitos candidatos acabam estudando uma série de conteúdos a mais por não verificarem essas informações, e sem necessidade. Assim, acabam sem ter foco e ficam sem conseguir aprender os conteúdos que são realmente relevantes.
Então, quando for estudar, lembre-se de verificar quais são os conteúdos que vão ser pedidos na prova.
Dica 5: Tenha um tempo para relaxar
Sim, estudar é importante e você precisa manter uma rotina de estudos caso queira se sair bem nas provas. No entanto, você também precisa se dar um tempo para relaxar e descansar o corpo e a mente.
Estabeleça uma meia hora para comer algo diferente, escutar músicas, meditar ou até assistir alguma coisa interessante no Youtube.
Esse intervalo é importante para você descansar o cérebro e, para quando voltar a estudar, estar mais motivado e focado no que realmente importa.
Dica 6: Estabeleça metas diárias de estudo
Muitos concurseiros ficam em dúvida sobre quanto tempo eles precisam estudar diariamente: 8 horas ou 9 horas? Qual é o tempo necessário? Preciso estudar de manhã, tarde e noite? Será que preciso estudar de madrugada?
A verdade é que não é a quantidade de horas que vai determinar a qualidade do seu estudo, mas sim a concentração que você vai ter durante o período que estiver estudando.
Alguém que estuda 2 horas, focado no material, pode ter um desempenho melhor do que aquele que fica 8 horas vidrados nos livros, mas não consegue se concentrar corretamente.
Estabelecer metas diárias tipo, 3 horas de manhã e 4 horas a tarde (com intervalo de meia hora) pode ajudá-lo a manter a concentração e a atenção ativas. Assim, além de absorver mais conteúdo nesse tempo, você consegue ter uma folga para relaxar a noite e tirar toda a pressão dos ombros.
Obs: o importante não é a quantidade de horas, mas o empenho com que você vai estudar nesse período.
Dica 7: Respeite o seu tempo e motive-se
Sabemos que você não vai se manter motivado o tempo todo, e está tudo bem. Não se culpe por isso. Todas as pessoas podem sentir medo em algum momento, e isso não vai te tornar menos capaz de conseguir um bom resultado nas provas.
Se você acordar uma manhã e sentir que não está com disposição para estudar, experimente fazer uma caminhada, escutar uma música ou tirar um tempo para refletir sobre o que pode estar te incomodando.
Um tempo para você, por menor que seja, pode ser o suficiente para mantê-lo motivado mesmo nos dias mais difíceis. Então, respeite-se e tenha paciência nesse período de preparação.
Dica 8: Acredite no seu potencial
Existem centenas de pessoas competindo por uma mesma vaga e saber disso pode acabar gerando medo na cabeça dos estudantes.
Ainda assim, não permita as dúvidas prejudiquem o seu desempenho, ok?
Nos momentos que estiver apreensivo sobre as provas, lembre-se que todos os candidatos possuem chances iguais e que se outros podem conseguir bons resultados você também pode.
Não deixe que o medo interrompa os seus estudos e nem que ele prejudique a sua rotina. Foque em você, mantenha a sua cabeça erguida e corra atrás daquilo que você realmente quer.
Dica 9: Não se compare com os outros
Nenhuma pessoa é igual a outra e respeitar o seu próprio tempo de aprendizado é importante para você alcançar todos os objetivos.
Na hora de ?estudar para concursos públicos?, não compare-se aos outros e nem se cobre tanto. Tenha paciência com você mesmo, busque aprender os conteúdos com calma e valorize o seu esforço.
Se você comparar o seu progresso com os outros candidatos, você automaticamente está diminuindo tudo o que você está fazendo e conquistando. E isso é algo que só vai prejudicar e atrasar o seu sucesso.
Dica 10: Busque métodos diferenciados para aprender os conteúdos
Estudar todos os dias pode ser bastante exaustivo, ainda mais quando os conteúdos são complexos e exigem demais da concentração. Porém, hoje já existem métodos diferenciados para absorver conteúdos de forma mais prática e simples.
Vídeos, ebooks e até mesmo materiais como whitepapers e infográficos são opções interessantes para sair da rotina.
O legal de buscar métodos variados de estudo é que o seu cérebro estará sempre sendo estimulado de todas as formas. Ou seja, você pode aprender mais conteúdos, em menos tempo, e de um modo mais descontraído.
Então, gostou das dicas?
Já sabe o que fazer para otimizar a sua rotina de estudos ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Caso esteja precisando de alguma ajuda, entre em contato com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, continue lendo o ?nosso blog? para ficar por dentro de todas as novidades sobre ?concursos públicos?.